Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

A duração do tratamento ortodôntico é uma das dúvidas de quem procura corrigir o posicionamento dos seus dentes. Mas a resposta não é assim tão simples.

A duração do tratamento ortodôntico é uma das questões mais colocadas por quem procura corrigir o posicionamento dos seus dentes. Mas a resposta a esta pergunta não é assim tão simples, e varia consoante o caso.

Qual o tempo médio do tratamento?

Um tratamento com aparelho dentário pode durar apenas oito meses, em alguns casos. Mas em casos mais complexos pode levar dois ou três anos.

O tempo de uso do aparelho dentário varia com diversos fatores. Por isso, não é possível determinar um tempo médio de tratamento para a população em geral.

O que fazemos é uma estimativa inicial, com base na avaliação completa de cada caso. Pois o tempo de duração do tratamento ortodôntico é uma variável que depende de diversos fatores.

Um tratamento com aparelho dentário pode durar apenas oito meses, em alguns casos. Mas em casos mais complexos pode levar dois ou três anos.”

Que fatores influenciam a duração do tratamento com aparelhos dentários?

Além das características e necessidades do paciente, a duração real do tratamento depende também de outros fatores, como a própria motivação e o envolvimento do Paciente.

O Paciente tem um papel muito importante no sucesso e na duração do tratamento. Por isso:

  • Deve sempre seguir atentamente as recomendações médicas;
  • Efetuar uma higiene oral diária adequada, utilizando com todos os instrumentos indicados pelo Médico Dentista ou Higienista Oral. Desta forma garantirá a higiene completa da boca, e evitará a acumulação de resíduos;
  • Utilizar os elásticos intermaxilares sempre que necessário. E de acordo com as indicações do seu médico dentista.

Seguindo estas recomendações evitará atrasos desnecessários no tratamento.

Duração do tratamento de ortodontia - Médico dos Dentes

Se está a pensar em colocar um aparelho dentário, visita o seu Médico Dentista e esclareça todas as suas dúvidas. Ele saberá indicar-lhe o tratamento mais adequado para o seu caso.

Partilhe este artigo

Explorar mais

Ranger os dentes: um comportamento a evitar
Dentisteria

Ranger os dentes é normal?

O hábito de ranger os dentes, designado por “bruxismo” pode ocorrer de forma involuntária, e até durante o sono, por isso passa despercebido à maioria das pessoas.

Ler mais »

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?