Provavelmente já conheceu, ou viu nos filmes, pessoas com aparelhos dentários de diferentes cores e feitios. Na realidade, hoje são vários os tipos de aparelhos dentários existentes, e cada um deles tem funções e características distintas.
Conheça os vários tipos de tratamentos de ortodontia:
Aparelho dentário fixo convencional

Este é talvez a solução mais comum e mais conhecida entre a maioria das pessoas. Este tratamento recorre a bandas metálicas, brackets colados aos dentes, arcos e elásticos. A posição dos dentes é corrigida progressivamente através da aplicação de força nos dentes.
Este tratamento exige um especial cuidado com a higiene por parte do Paciente. Pois, o uso deste de aparelho, por ser fixo e pelas suas características, facilita a retenção de alimentos. E em certos casos, pode ser necessário extrair alguns dentes para criar espaço para os restantes ocuparem os espaços apropriados.
Aparelho Dentário Fixo Estético

O aparelho dentário fixo estético é semelhantes ao convencional. Pois cumpre a mesma função, mas é fabricado com recurso a materiais transparentes, como a porcelana, a safira ou o policarbonato. Apesar disso, requere os mesmos cuidados de higiene que a versão convencional.
A grande vantagem deste aparelho está relacionada com o resultado estético, pois é mais discreto para o sorriso.
“Não existe nenhum aparelho dentário que seja melhor ou pior do que outro. O aparelho indicado para si dependerá da sua situação especifica.”
Aparelho Dentário Autoligável

Este aparelho dentário tem uma grande vantagem, relativamente aos anteriormente descritos: dispensa a utilização de elásticos, prendendo os arcos metálicos diretamente nos brackets. As ligas metálicas usadas neste tratamento também são ligeiramente diferentes, pois permitem que os arcos se vão moldando ao longo do tempo, de acordo com o que foi previamente estabelecido pelo médico.
Assim, se for bem aplicado, este tipo de aparelho dentário pode diminuir o tempo de tratamento, e a frequência das consultas de manutenção.
Aparelho Dentário Invisível (Alinhadores)

Este é talvez o aparelho dentário mais desejado entre os pacientes de ortodontia. É composto por um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que se encaixam nos dentes, não sendo necessário outros componentes.
Este aparelho dentário é produzido em laboratório, à medida de cada paciente. À medida que os dentes se vão movimentado, o paciente deve ir também trocando os alinhadores periodicamente, até atingir o resultado final.
Por ser uma solução removível, facilita os cuidados de higiene, comparativamente com os aparelhos mais comuns. Além de ser também mais discreto, e quase impercetível.
Aparelho Dentário Lingual

Este aparelho dentário é uma solução para os pacientes que preferem um tratamento que não seja muito visível. Sendo habitualmente utilizado nos casos mais simples e rápidos.
Nesta solução, os brackets são colocados na superfície interior dos dentes, desempenhando a mesma função que o aparelho convencional, mas de forma praticamente invisível.
Esta alternativa pode ser especialmente útil para desportistas, já que ajuda a evitar danos mais graves em caso de colisão.
Aparelho Dentário Removível

Este tipo de aparelho dentário tem o objetivo principal de corrigir a mordida, alinhando os dentes ou mantendo-os na posição adequada.
Este aparelho dentário é encaixado nos dentes, e apresenta uma base de resina acrílica (colocada no interior de uma ou ambas as arcadas dentárias).
Expansores Palatinos

Este modelo é aplicado no “céu da boca”, para alargar o arco do maxilar superior. Apesar de ser um tipo de aparelho não tão conhecido como os restantes, o expansor palatino é extremamente importante para corrigir mordidas cruzadas, um problema que deve ser tratado o mais cedo possível.
Qual o melhor aparelho dentário?
Não existe nenhum aparelho dentário que seja melhor ou pior do que outro. O aparelho indicado para si dependerá da sua situação especifica. Se precisar de corrigir o posicionamento dos seus dentes consulte o seu dentista, que lhe indicará o tratamento indicado para o seu caso.