Dentes do siso: tudo o que precisa de saber

Os dentes do siso são uma herança dos nossos antepassados mais primitivos. Mas será que ainda precisamos deles? Saiba tudo neste artigo.

Os dentes do siso, também conhecidos como  terceiros molares, são uma herança dos nossos antepassados mais primitivos, que os usavam para triturar os alimentos que, além de serem consumidos crus, eram mais duros, exigindo força mastigatória. Nos dias de hoje, podem já não ser tão úteis como há anos atrás, mas para os nossos ancestrais os terceiros molares desempenhavam um papel importante na mastigação.

Quantos dentes do siso temos?

O expectável é que tenhamos quatro terceiros molares: dois superiores e dois inferiores. Contudo, existem cada vez mais pessoas com três, dois, um, ou até mesmo nenhum destes dentes. Acredita-se que tal deve-se a uma questão evolutiva. Pois, cada vez menos os seres humanos necessitam deles.

Posso ter mais do que quatro dentes do siso? 

Sim. Dentes do siso extra são dentes supranumerários. Esses dentes podem ser, ou não, extraídos. Dependendo da forma como estiverem posicionados, ou se estiverem ou não a comprometer a mastigação. Se nenhuma destas situações se verificar é apenas necessário vigiar estes dentes em consultas semestrais.

Os dentes do siso nascem sempre? 

Nem sempre. Existem três situações possíveis: ou nascem na totalidade; ou ficam semi-inclusos, o que significa que há uma parte do dente que não fica exposta; ou, por sua vez, não nascem, ficando completamente inclusos.

Existem cuidados especiais a ter com estes dentes?

Por serem difíceis de alcançar, os terceiros molares são difíceis de higienizar. Principalmente, se estiverem mal posicionados, ou se forem semi-inclusos. Por esse motivo, podem provocar muitos problemas. Como cáries dentárias, gengivas inchadas, gengivite e periodontite, ou até mesmo abcessos e quistos silenciosos. Por isso é importante consultar o seu dentista, e vigiar estes dentes em consultas semestrais.

É normal causarem dor?

A erupção “normal” dos dentes do siso não é dolorosa, por si. No entanto, localização posterior na arcada, e uma erupção incompleta ou parcial resulta frequentemente num ponto de entrada para bactérias, com uma consequente inflamação, provocando alguma dor ou desconforto.

Dor com dentes do siso - Médico dos Dentes

Se tem dores, ou considerar estranho o facto dos seus dentes do siso nunca terem nascido, ou se os tiver, mas só tiverem nascido parcialmente, fale com um dentista, e conheça todos os detalhe acerca do estado os seus dentes, e do seu caso.

Partilhe este artigo

Explorar mais

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?