Uma boa limpeza dos dentes é o primeiro passo para prevenir doenças e manter uma saúde oral invejável. Apesar de ser bastante simples, durante a utilização de aparelho dentário, o processo fica um pouco mais complicado.
COMO É QUE É FEITA A HIGIENE ORAL COM UM APARELHO DENTÁRIO FIXO?
1º Passo- Fio dentário
A primeira etapa consiste em passar o fio dentário nos dentes. No entanto, devido à presença de arames, este procedimento não pode ser feito da forma habitual. Para conseguir utilizar o fio de forma eficaz e ao longo de todo o dente até ao sulco entre o dente e a gengiva, é necessário passar o fio entre o arco e o dente, antes de começar a limpeza.
2º passo- Escovilhão
De seguida, é utilizado o escovilhão, no espaço entre cada bracket, com o intuito de higienizar os arcos do aparelho dentário e a superfície lateral de cada uma dessas peças. Uma vez que existem diferentes escovilhões no mercado, deverá aconselhar-se junto do seu dentista sobre o tipo mais indicado para si.
3º passo- Escova de dentes
Na terceira e última fase, entra em ação a escova de dentes. Aqui, pode ser útil dividir a superfície visível dos dentes em 3 zonas distintas: a parte em cima do bracket, a área do bracket e a zona de baixo.
Com esta divisão em mente, procedemos à limpeza das três zonas sequencialmente, começando pela zona mais perto da gengiva. Através de movimentos suaves, circulares e com a escova inclinada a cerca de 45 graus, repete-se o procedimento ao longo de toda a arcada.
De seguida, lavam-se também a zona interior de cada dente, a sua superfície de mastigação e a língua, da mesma forma que fazemos com os dentes naturais sem aparelho. Para facilitar este procedimento, existem no mercado várias escovas com formatos adequados à higiene oral de pacientes submetidos a tratamentos ortodônticos.
ESTE PROCEDIMENTO APLICA-SE A TODAS AS PESSOAS?
Estas são as etapas recomendadas para proceder à limpeza dos seus dentes com um aparelho dentário fixo. No entanto, é importante perceber que não existem dois casos iguais e que cada paciente merece um cuidado especial.

Para garantir o sucesso do tratamento, aconselhe-se sempre sobre o procedimento e os instrumentos mais adequados para si junto do seu médico dentista, faça uma higiene oral correta e visite o seu dentista regularmente.