“O meu sorriso voltou de novo”

Beatriz Afonso perdeu a maioria da sua dentição aos 26 anos, devido a um tumor no céu da boca. Mas 34 anos depois pôde finalmente recuperar o seu sorriso.

Beatriz Afonso perdeu a maioria da sua dentição aos 26 anos, devido a um tumor no céu da boca. Depois de vários anos a usar prótese removível, a quantidade de osso nessa zona começou a diminuir. E como as próteses não se adaptavam à sua boca, o desconforto era grande.

Rir, mastigar e falar em público eram coisas quase impossíveis de fazer. Mas 34 anos depois, no Médico dos Dentes do Montijo, Beatriz Afonso pôde finalmente tratar de si e recuperar a sua autoestima. Um tratamento All-on-4 (dentes imediatos), devolveu-lhe o seu Sorriso em menos de 24 horas. Hoje, o rosto da Beatriz é iluminado por um Sorriso que não deixa margem para dúvidas: é uma mulher feliz.

Conheça a história de transformação da Beatriz Afonso, nesta pequena entrevista:

O que a trouxe até ao Médico dos Dentes?

Beatriz Afonso: “Há 35 anos atrás detetou-se um tumor no céu da minha boca. Eu tinha uma dentição linda, e fiquei sem ela aos 26 anos. Só fiquei com 8 dentes em baixo, todos os outros tive que arrancar. Fui usando próteses removíveis que trocava anualmente. Mas hoje, aos 60 anos, percebi que não aguentava mais.”

Porque decidiu colocar dentes imediatos?

Beatriz Afonso: “Porque nunca suportei as próteses de baixo. Assim que chegava a casa tirava a prótese imediatamente. Ficava só com os 8 dentes da frente. Deixei de mastigar os alimentos, e comecei a ter problemas de estômago e vesícula. Além disso, ao longo do tempo comecei também a ficar com falta de osso.

Teve receio da cirurgia?

Beatriz Afonso: “Não sou uma pessoa muito tolerante à dor. Então tive algum receio de colocar, mas no dia em que entrei na clínica passaram todos os meus medos.

A equipa ajudou-a a ultrapassar esse medo?

Beatriz Afonso: “Completamente. Como se eu fosse mãe deles. E posso dizer que até ao dia de hoje, e já lá vai um mês, eu não senti uma dor. Nem durante a cirurgia, nem depois.”

Como foi a recuperação?

Beatriz Afonso:Já estou completamente adaptada, foi muito mais rápido do que eu imaginei. E estou com um problema, já estou a começar a comer demais. Durante anos, por defesa, só mastigava com os dentes da frente, porque só a parte da frente da prótese é que me dava conforto. E agora já consigo mastigar.”

Gostou do resultado final? E a sua família?

Beatriz Afonso: “Sim. Agora o meu sorriso voltou de novo. E a minha família está feliz por mim. Eles veem-me felizes e por isso estão felizes também.”

Ranger os dentes: um comportamento a evitar

Saiba mais sobre esta história na página de Instagram Médico dos Dentes. E se, como a Beatriz Afonso, também perdeu a sua dentição, e gostaria de ter colocar dentes imediatos, fale com um dentista, e conheça qual a solução mais adequada para o seu caso.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Explorar mais

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?