Deixar o dentinho debaixo da almofada é quase que um ritual de passagem. E é-o por todo o mundo. Mas quem o deixa é a Fada dos Dentes? O Ratinho? Ou é simplesmente um pretexto para os pais darem doces aos filhos? Descubra várias curiosidades sobre as tradições relacionadas com dentes de leite por todo o mundo e a queda do primeiro dente.
Dentes de leite: A sua importância
Não é segredo para si que as crianças devem começar a visitar o dentista de forma regular desde cedo. De pequenino se torce o pepino, não é verdade? Isto porque os dentes de leite são tão importantes quanto a dentição definitiva na Saúde Oral das crianças. Desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento da segunda.
Composta por cerca de 20 dentes, a dentição provisória tem como objetivo reservar espaço para a dentição definitiva. Mas, antes desta, são os dentinhos de leite que permitem que a criança mastigue, fale e até que respire de forma correta. E cuidar deles é o primeiro passo para uma Higiene Oral saudável durante toda a vida!
Começam a cair por volta dos sete anos. Num processo natural que se prolonga até ao início da adolescência. E é aí que começam, também, as tradições de que já lhe falámos. Ora conheça-as:
1. A Fada dos Dentes
Quem nunca ouviu um familiar a dizer que, quando se perde um dentinho, se deve deixar debaixo da almofada? Para a Fada dos Dentes saber que está crescido. E deixar um doce. Ou, quiçá, uma moedinha. Esta é uma tradição de vários países europeus. Nomeadamente do nosso! E também nos Estados Unidos. Onde a Fada dos Dentes é tão importante que até tem direito ao seu próprio museu. Imagine!
2. Trocar os dentes por presentes!
A lenda da Fada dos Dentes surgiu no início do século XX. E foi em grande parte inspirada por antigos costumes Vikings. Que já têm mais de mil anos! Em que dentes caídos eram trocados por outros bens. Porque existia a crença de que dentes caídos deviam ser guardados. E protegidos.
3. O Ratinho
Madame d’Aulnoy escreveu, em 1697, o conto francês “A Boa Ratinha”. Que está, também, muito relacionado com dentes. E almofadas. Daí também se utilizar a expressão “o ratinho vem buscar os teus dentes” quando se fala com crianças. Principalmente em França e na Itália! Mas também na Argentina. Em que o ratinho procura o dente num copo de água, para matar a sua sede. E, quando bebe tudo, tira o dentinho e deixa uma moedinha no seu lugar.
4. Rato Peréz pelo mundo
Na Espanha, no Chile, na Colômbia, na Venezuela, no Panamá e no Uruguai é o Rato Peréz o protagonista da recolha dos dentes dos pequeninos. E, quando os recolhe debaixo da almofada, deixa uma moedinha no seu lugar.
Atirar o dente ao telhado: também dá direito a prendinha?
No Brasil surge ainda uma outra tradição: atirar o dente para cima do telhado enquanto se canta uma canção apropriada para a ocasião. Para fazer uma prece a que os novos dentes nasçam fortes e saudáveis. Já no Japão, atiram apenas o dente. Com a crença de que, atirando esse dente que caiu para o telhado, irá nascer um novo dente no seu lugar.
6.Enterrar os dentinhos…
Na Turquia, acredita-se que os dentes de leite podem ser uma garantia da futura vocação da criança. Ora veja: se se enterrar o dentinho perto de uma Clínica Dentária, acredita-se que a criança terá uma maior probabilidade de ser Médico Dentista!
7. …ou queimá-los!
Na Inglaterra, acredita-se que, queimando o primeiro dentinho de leite a cair, nenhum outro nascerá torto. Consegue imaginar queimar um dentinho?
O que importa é cuidar da Saúde Oral desde cedo!
Os contos de fadas foram, desde sempre, uma bengala para desmistificar assuntos mais complexos junto das crianças. E, na odontologia, isto não é exceção. A fadinha ajuda os mais novos a aceitar a perda dos seus dentes como uma parte positiva do seu crescimento. E até lhes oferece uma recompensa por isso. Mas não só: a visita da Fada dos Dentes serve também como incentivo para uma boa Higiene Oral. Porque se o dente estiver sujo, a recompensa não será tão boa. Não é?
Por isso, acaba por não importar quem recolhe o dente. Se é a Fada, o Ratinho… ou ambos, a auxiliarem-se um ao outro. O que importa é que a criança se sinta mais tranquila em relação a perder os seus dentinhos de leite. E preparada para receber a sua nova dentição!
Já sabe: o acompanhamento da Saúde Oral das crianças deve ser feita o mais cedo possível. Venha conhecer uma das nossas Clínicas Médico dos Dentes com os seus pequenos. E façam uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso!