“Prótese” e “implante” são sinónimos?

A prótese e o implante são parte integrante dos tratamentos de substituição dentária. Mas ao contrário do que muitos pensam, não se trata do mesmo tratamento.

Muitos pacientes confundem os termos “prótese” e “implante”, e até pensam que se referem ao mesmo tratamento. No entanto, tanto a prótese como o implante são parte integrante dos tratamentos de substituição dentária, mas não devem ser confundidos.

Prótese e implante são o mesmo tratamento?

Não. Próteses e implantes são soluções de tratamento diferentes.

Os implantes são dispositivos médico-cirúrgicos que são aparafusados ao osso para fixar dentes protéticos. Desta forma, podem ser aplicados de forma totalmente fixa ou semifixa. A colocação de implantes permite substituir um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa, com recurso às próteses.

Já as próteses são componentes artificiais, que neste caso têm como objetivo suprir a ausência de dentes. Ou seja: as próteses substituem os dentes, os implantes fixam as próteses na boca do Paciente.

Quando um Médico Dentista se refere a próteses dentárias, tanto pode estar a referir-se à opção removível, como à fixa e à semifixa.

É possível colocar implantes sem prótese?

Não, não é possível. Os implantes não poderão ficar expostos em boca. Não têm, por exemplo, função mastigatória. Por isso, precisam de próteses a cobri-los.

Já as próteses, poderão constituir uma solução sem necessidade de aplicação de implantes. É o caso das próteses removíveis, habitualmente conhecidas por “placas”.

Quando um Médico Dentista se refere a próteses dentárias, tanto pode estar a referir-se à opção removível, como à fixa e às semifixa. Até uma coroa sobre um implante é considerada uma “prótese dentária”.

Prótese e implante dentário - Médico dos Dentes

Seja com recurso a próteses removíveis, semifixas ou fixas, hoje em dia existem várias soluções para poder repor os dentes em falta. Não deixe de o fazer, em prol da sua saúde oral e qualidade de vida.

Partilhe este artigo

Explorar mais

Ranger os dentes: um comportamento a evitar
Dentisteria

Ranger os dentes é normal?

O hábito de ranger os dentes, designado por “bruxismo” pode ocorrer de forma involuntária, e até durante o sono, por isso passa despercebido à maioria das pessoas.

Ler mais »

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?