Que diferentes tipos de próteses existem?

Compare as vantagens e as desvantagens associadas à utilização de próteses removíveis e fixas, sobre dentes ou implantes.

Seja por causa de um acidente, por falta de informação ou por questões de saúde, a verdade é que a falta de dentes é uma realidade para muitos portugueses. Ainda assim, na hora de escolher um tratamento, nem sempre é clara a diferença entre as várias opções disponíveis. Entre outros tratamentos, sabemos que existem próteses removíveis, fixas sobre dentes e ainda próteses sobre implantes, mas quais serão as principais vantagens e desvantagens de cada método?

Embora existam diversos tipos de próteses, é possível agrupá-las em duas categorias principais: as removíveis e as fixas, sejam aplicadas sobre dentes ou implantes.

O QUE SÃO PRÓTESES REMOVÍVEIS?

As próteses removíveis, como o próprio nome indica, podem ser retiradas da boca com facilidade e a qualquer altura. Para ficarem mais estáveis, podem apoiar-se nos restantes dentes naturais do Paciente ou, caso não os tenha, diretamente na sua gengiva. Trata-se de uma alternativa às próteses fixas, podendo ser inclusivamente utilizada para a substituição da totalidade dos dentes do Paciente.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DAS PRÓTESES REMOVÍVEIS?

  • Limpeza – Como pode ser retirada da boca, torna-se mais simples de limpar.
  • Custo menor – De entre as apresentadas, trata-se da solução normalmente mais económica.

E AS DESVANTAGENS?

  • Insegurança – Por ser removível, pode soltar-se e causar alguns contratempos ao falar ou comer.
  • Capacidade de mastigação menor – É importante perceber que a prótese removível não garante a mesma eficiência mastigatória que os dentes naturais.
  • Necessidade de ajustes frequentes – As forças da mastigação que incidem sobre os nossos dentes são um estímulo para a regeneração do osso. Uma vez que com próteses removíveis o osso não é tão estimulado, pode ocorrer reabsorção óssea, fazendo com que as próteses removíveis deixem de estar adaptadas à sua boca e necessitem de ajustes.

O QUE SÃO PRÓTESES FIXAS SOBRE DENTES?

Esta é uma solução habitualmente considerada quando o Paciente ainda possui alguns dentes que possam servir de apoio à estrutura. São exemplos de próteses fixas as coroas ou as pontes dentárias.

QUAIS AS VANTAGENS DAS PRÓTESES FIXAS?

  • Mais conforto – Estando mais firmes, garantem um maior conforto do que as próteses removíveis, sendo também mais apelativas visualmente.
  • Capacidade mastigatória – Devolvem a função de mastigação de forma mais eficaz do que as removíveis.
  • Segurança – Por estarem fixas, comparativamente com as removíveis, garantem maior confiança a quem as utiliza.

E AS DESVANTAGENS?

  • Difícil higienização – A higienização de uma prótese fixa sobre dentes requer um maior cuidado e atenção do que a prótese removível.
  • Desgaste dos dentes naturais – Utilizando os dentes existentes, é necessário desgastá-los para que possa ser colocada a prótese fixa sobre dentes, reduzindo-lhes o tempo útil de vida.

O QUE SÃO PRÓTESES SOBRE IMPLANTES?

Este tratamento permite colocar próteses através de implantes que substituem as raízes dos dentes. Esta solução pode ser utilizada para substituir de forma fixa um ou alguns dentes, uma arcada completa ou apenas para melhorar a estabilidade e a retenção de uma prótese removível. No entanto, esta é uma escolha que depende da qualidade e da quantidade de osso que o Paciente apresenta e, fundamentalmente, das suas características.

QUAIS AS VANTAGENS DESTE TRATAMENTO?

  • Estabilidade – De todas, é a solução que garante maior firmeza às próteses.
  • Maior segurança – Por ligar as próteses a implantes, é a solução que permite que os Pacientes encarem o seu dia-a-dia com a maior confiança possível.
  • Previne a reabsorção óssea – Por substituir a raiz do dente, o organismo entende que o osso nessa zona ainda tem função de suporte. Por outro lado, se os implantes forem utilizados para fixar uma prótese, a reabsorção continua a ser significativamente menor do que numa prótese removível, por exemplo.

E AS DESVANTAGENS?

  • Cirurgia – Apesar de ser minimamente invasiva, realizada com anestesia e, normalmente, não causar dor ao Paciente, trata-se da única opção que envolve uma intervenção cirúrgica.
  • Depende da disponibilidade óssea – Como já foi referido, a quantidade e a qualidade do osso são fatores importantes.

QUAL É A MELHOR SOLUÇÃO?

Na verdade, não é possível dizer qual é a melhor opção à partida. A escolha do tratamento depende, entre outras coisas, da ficha clínica do Paciente, do diagnóstico do caso em específico e, claro, das suas expectativas. Revistas as principais características de cada um destes tratamentos, o melhor é, sem dúvida, consultar o seu médico dentista. Desse modo, poderá ficar a conhecer todas as soluções à sua disposição e fazer uma escolha mais informada e consciente, optando pelo procedimento que lhe for mais conveniente.

Prótese removível - Médico dos Dentes

Para todos os efeitos, não se esqueça que adotar bons hábitos de higiene oral e controlar regularmente o estado da sua boca é o primeiro passo para garantir o sucesso de qualquer uma das opções disponíveis. Para tal, visite a sua clínica com a regularidade que o seu médico dentista aconselhar.

Partilhe este artigo

Explorar mais

Ranger os dentes: um comportamento a evitar
Dentisteria

Ranger os dentes é normal?

O hábito de ranger os dentes, designado por “bruxismo” pode ocorrer de forma involuntária, e até durante o sono, por isso passa despercebido à maioria das pessoas.

Ler mais »

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?