As cáries podem ser evitadas pelos selantes?

A prevenção de cáries nas crianças pode recorrer à aplicação de selantes na superfície mastigatória de alguns dentes.

Com o crescimento dos dentes, a criação de bons hábitos e a manutenção de uma boa saúde oral nas crianças pode ser um grande desafio para os pais, principalmente evitar o aparecimento de cáries. Felizmente, a Medicina Dentária dispõe de várias formas de garantir que os dentes do seu filho se desenvolvem de forma correta e sem doenças. Uma das técnicas utilizadas é a aplicação de selantes. Já ouviu falar?

O QUE SÃO SELANTES DENTÁRIOS?

Os selantes dentários são uma espécie de resina aplicada nas fissuras da superfície mastigatória dos dentes. Evitando que restos de alimentos ou bactérias se acumulem nessas zonas, este procedimento serve para prevenir o desenvolvimento de cáries. Atualmente, esta técnica é realizada de forma bastante simples e rápida, sem qualquer dor para o Paciente. Para além disso, caso acabe por se partir, a resina pode sempre voltar a ser colocada pelo médico dentista. Aliás, se não forem solucionadas, estas fraturas podem esconder placa bacteriana que é dificilmente removida pela escovagem, causando o efeito contrário ao pretendido, ou seja, facilitando o aparecimento de cáries.

EM QUE DENTES SÃO APLICADOS?

Habitualmente, esta resina é colocada nos primeiros e segundos molares definitivos, por apresentarem uma superfície relativamente irregular e desenvolverem cáries com alguma facilidade. Tendo o objetivo de proteger os dentes quando estes ainda se encontram numa fase bastante inicial do seu desenvolvimento, este processo deve ser feito pouco tempo depois de nascerem completamente. Assim sendo, a aplicação deverá ocorrer entre os 5-8 e os 11-14 anos. Dependendo do caso, os pré-molares definitivos também poderão ser indicados para tratamento.

COMO SÃO COLOCADOS?

Inicialmente, os dentes são limpos pelo médico, para garantir que não subsistem quaisquer restos de placa bacteriana ou de alimentos na sua superfície. De seguida, para que o selante se una eficazmente às superfícies dentárias, é aplicado um adesivo no dente. Na verdade, para além de facilitar a entrada e a retenção da resina, este produto tem ainda a vantagem de atacar as bactérias que possam estar nessa zona, ajudando no combate às cáries. Por fim, o selante propriamente dito é colocado no dente.

OS SELANTES SÃO SUFICIENTES PARA EVITAR CÁRIES?

Embora constitua um importante fator de prevenção, cuja eficiência está comprovada, é importante referir que esta técnica deve ser sempre considerada como parte integrante de um plano de prevenção completo, indicado pelo dentista. Como tal, é igualmente essencial que a criança evite comportamentos de risco (como o consumo excessivo de alimentos açucarados) e efetue uma boa higiene oral, com todos os instrumentos recomendados pelo médico.

Odontopediatria no Médico dos Dentes

Para zelar pela saúde oral dos seus filhos, ensine-os a prevenir problemas desde cedo, marque consultas de 6 em 6 meses e garanta que o desenvolvimento dos seus dentes e o estado da sua boca são acompanhados por um profissional. Se o fizer, não estará apenas a formar crianças saudáveis, mas sobretudo com hábitos de higienização exemplares.

Partilhe este artigo

Explorar mais

Ranger os dentes: um comportamento a evitar
Dentisteria

Ranger os dentes é normal?

O hábito de ranger os dentes, designado por “bruxismo” pode ocorrer de forma involuntária, e até durante o sono, por isso passa despercebido à maioria das pessoas.

Ler mais »

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?