Como aliviar a sensibilidade dentária?

Já alguma vez sentiu um desconforto grande ao trincar algo muito frio ou muito quente? Este é um sinal de que algo não está bem com os nossos dentes.

Já alguma vez sentiu um desconforto grande ao trincar algo muito frio ou muito quente? De uma forma muito simples, é a isso que os Médicos Dentistas chamam de sensibilidade dentária.

O que é a sensibilidade dentária?

Este problema acontece quando um ou mais dentes sofrem um grande desgaste ou fratura, ficando a dentina exposta.

Quando a dentina é estimulada, por exemplo, por temperaturas extremas, irá enviar sinais ao nervo que se encontra no interior do dente. Provocando dores que poderão ir de fracas a muito severas.

O que fazer se sentir sensibilidade?

Se sentir dores de dentes fortes ao ponto de nem conseguir desfrutar de um gelado, deverá sempre contactar o seu Médico Dentista. A sensibilidade dentária é um sinal de que algo não está bem com os nossos dentes. E se o problema for descoberto atempadamente, poderá até ser controlado apenas com a ajuda de uma pasta de dentes específica.

Felizmente este é um problema que já pode ser aliviado ou prevenido recorrendo a medidas relativamente simples.

Como posso aliviar ou prevenir a sensibilidade?

Felizmente este é um problema que já pode ser aliviado ou prevenido recorrendo a medidas relativamente simples.

  • A forma como lavamos os dentes é importante para prevenir este problema. Se sofre de sensibilidade dentária, use escovas de dentes macias e certifique-se de que não aplica demasiada força enquanto lava os dentes. O esmalte é uma camada protetora fundamental. Ao esfregar os dentes com muita força, irá provocar o desgaste desta camada e aumentar a sensibilidade dentária.
  • É também recomendado o uso de pastas de dentes com flúor. O uso deste mineral em pastas de dentes, dependendo da sua concentração e frequência de utilização, irá não só ajudar a proteger o esmalte dentário, como poderá mesmo contribuir para o fortalecer.
  • Caso sofra de bruxismo, deve tratá-lo. Infelizmente são muitos os Pacientes que sofrem de sensibilidade dentária, principalmente associada ao bruxismo. Muitos deles nem sabem que têm este problema. De facto, ranger os dentes irá contribuir para a sua fratura e conduzir à exposição da dentina. Se nota que os seus dentes estão mais desgastados, fale rapidamente com o seu dentista.
Sensibilidade dentária Médico dos Dentes

Se sofre de sensibilidade dentária, descubra o que poderá estar a causar o seu desconforto. Evite alimentos e bebidas ácidas para que a sensibilidade não evolua. E aconselhe-se com o seu dentista sobre as melhores formas de cuidar da sua Saúde Oral.

Partilhe este artigo

Explorar mais

SABIA QUE TEMOS 9 CLÍNICAS À SUA DISPOSIÇÃO?